
Você pode dominar tecnologia. Pode construir soluções robustas e desenhar bons produtos. Pode ser tecnicamente genial.
Mas, meu velho, se você não souber vender, está limitado. Vai depender sempre de alguém que saiba traduzir o seu valor para o mercado.
A venda é o estágio final da criação de valor do seu produto. Não existe produto validado sem alguém dizendo “sim, tá massa” ou “isso pode melhorar aqui“. Sem esse contato com o real, o meu e o seu produto são apenas hipóteses.
É por isso que todo profissional, seja de tecnologia, gestão, produto ou operações, precisa aprender a vender, a entender a regra do negócio e se colocar em operações que estimulem essa habilidade.
Mesmo não construindo algo próprio, quem entende a regra do negócio e executa sob essa perspectiva, sempre estará na frente de quem só segue o script pragmático de um cargo.
Hoje o melhor profissional entende de produto, processo e dados. Ele para de jogar no improviso e começa a operar com intenção. Domina as duas pontas.
A venda é a alma de qualquer produto ou negócio e eles são construídos sobre repetição. Sobre a segunda venda. A terceira. A quarta.
O crescimento vem da combinação entre o bom produto, a oferta coerente e boa xp do cliente.
Produto resolve um problema. Oferta comunica o valor da solução. Experiência fideliza. E aqui tá o seu ROI :)
No fim, se você é bom de produto, técnica e o que quer que seja, mas não sabe vender, vai continuar como peça do sistema. E isso é punk.